segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Elvis Presley

Por Gustavo do Carmo
Com informações do Wikipedia


Elvis Aaron Presley nasceu na pequena cidade de Tupelo (então dividida ao leste), no estado norte-americano do Mississipi, no dia 8 de janeiro de 1935. Ele tinha um irmão gêmeo univitelino, Jesse Garon, que nasceu morto 35 minutos antes dele. Por isso, foi muito bem querido pelos pais, pois cresceu como filho único do casal Vernon Presley e Gladys Love.

Elvis foi muito bem educado em relação ao sexo, etnia (sua cidade vivia um conflito entre brancos e negros), sociedade e dinheiro, que, aliás, costumava faltar na sua família. Além da escassez econômica, sua família passou por duas turbulências: a primeira, um furacão que quase destruiu a modesta casa que o seu pai construíra especialmente para o seu nascimento. Elvis tinha pouco mais de um ano. Outro problema foi a prisão do senhor Vernon por estelionato, junto com seu tio materno. Seu pai ficou preso por cerca de quatro anos e Elvis e sua mãe foram despejados, indo morar com os avós.

Os pais de Elvis frequentavam a Assembleia de Deus e foi durante os cultos que o menino começou a gostar da música. Em 1945, participou de um concurso de novos talentos na Feira Mississipi-Alabama. Ficou em segundo lugar, mas ganhou 5 dólares e ingressos para todas as diversões. Cantou Old Shep, que retrata o desespero de um menino pela perda do seu cão.

Em 1948, mudou-se para Memphis, no estado do Tennessee, com a sua família. O dinheiro ainda faltava. Começou a trabalhar como lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava o seu violão que ganhara do pai. Quando podia tocava piano, também. Entre este mesmo ano e 1954 gravou seu primeiro disco, iniciando a sua carreira profissional.

Numa dessas gravações no Memphis Recording Service, filial da Sun Records, descontraído, começou a cantar e dançar "That's All Right, Mama", empolgando o produtor Sam Phillips. Estava criado o rock and roll. Ritmo do qual se tornou Rei. Elvis cantou ainda "Blue Moon of Kentucky".

Vieram o lançamento do compacto com as duas músicas, a execução de ambas na rádio de Memphis, a primeira entrevista, o primeiro show na cidade e, finalmente, o sucesso nacional. Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional.

Em 1957 já provocava histeria nas fãs femininas. Já rico, comprou a mansão Graceland, em Memphis, na qual iria viver até a sua morte. Em 1958, entrou para o exército por convocação, mas acabou seguindo uma breve carreira militar até 1960, quando chegou a servir na Alemanha. Ainda em 58, sua mãe faleceu. No ano seguinte conheceu sua futura esposa Priscila Beaulieu, que na época tinha apenas 14 anos, com quem viria a se casar apenas em 1967, tendo com ela, a sua única filha, Lisa-Marie Presley, nascida no ano seguinte.

Elvis Presley também atuou no cinema. Fez filmes musicais, faroeste, de drama e de comédia como Flaming Star (1960), Wild in the Country (1961), Follow That Dream (1962), Kid Galahad (1962), Fun in Acapulco (1963), Viva Las Vegas (1964) e Roustabout (1964). O mais bem-sucedido deles foi Viva Las Vegas.

Dono de uma voz impressionante e uma forma de dançar ousada, que lhe valeu o apelido de Elvis, The Pelvis, Elvis Presley interpretou músicas como "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue".

No dia 16 de agosto de 1977, viciado em medicamentos e bem acima do peso, Elvis Presley foi encontrado morto no banheiro de sua mansão Graceland. Sua despedida provocou comoção em todo o mundo, inclusive no Brasil. Milhares de fãs visitaram a entrada da mansão (que claro, não puderam passar da porta). Os telefones da cidade ficaram congestionados, a ponto da companhia telefônica local pedir para a população só usar o telefone em casos de emergência.

Apesar de ter sua melhor fase física e musical nas décadas de 50 e 60, a imagem de Elvis Presley está mais viva, curiosamente, nos últimos momentos de sua vida: gordo, cabelos compridos, costeletas e roupas chamativas dos anos 70, graças ao físico de seus inúmeros imitadores, inclusive os asiáticos, com seus olhos puxados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário