segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Madonna

Por Gustavo do Carmo
Fonte: Wikipedia

Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, condado do estado de Michigan, no dia 16 de agosto de 1958. Terceira filha (primeira mulher) de uma família de oito filhos de um descendente de italianos, Madonna era de classe média, mas sofreu uma educação rígida do pai, Sílvio "Tony" Ciccone, que apenas queria repetir a "boa" educação do pai italiano. Tony foi engenheiro da fabricante de veículos Chrysler, onde se aposentou-se em 1994.

Aos cinco anos, Madonna perdeu sua mãe, Madonna Louise Fortin, vítima de câncer de mama com apenas 30 anos. Seu pai casou-se com a empregada da família, Joan Gustavson e teve mais dois filhos. Madonna fez aulas de piano, mas convenceu o pai a fazer balé. Sua madrasta a matriculou numa escola católica, onde participava intensamente das atividades artísticas.

Inteligente, de QI de 140, ingressou fácil na faculdade de dança da Universidade de Michigan. Chegou a ser líder de torcida, ,as largou o curso e foi tentar a sorte em Nova Iorque, com o sonho de ser bailarina. Foi aí que a relação com o seu pai se azedou de vez.

Com dinnheiro cortado, Madonna precisou trabalhar e foi daí que ela se empregou como modelo vivo, ficando nua nas aulas de pintura. Acabou participando de uma banda de rock de vida curta com um namorado: a Breakfast Club, depois montou outra com o namorado: a Emmy, quando começa a compor. Sem dinheiro, trabalhou também como backing vocal de um cantor alemão ( Otto Von Wernherr). Enquanto isso, uma música gravada com o tal ex-namorado, Stephen Bray, chegou às mãos da gravadora Sire Records, que a ocntratou em 1982. Começava a carreira de Madonna.

O primeiro single Everybody também tinha a música Holiday. Em 1983 foi lançado o primeiro LP: Madonna, relançado no mundo em 1985 com o subtítulo The First Album. Começava o sucesso da cantora que se prolongou com Like a Virgin, Material Girl, Crazy for You, etc.

Madonna atuou como atriz em filmes como Procura Susan Desesperadamente, Who's that Girl, Dick Tracy, Corpo em Evidência, Evita, entre outros. No início dos anos 90 criou polêmica com o disco Erotica, o livro SEX e a música Justify My Love, incluída em uma coletânea anterior (Immaculate Colection). Aliás, já tinha criado polêmica nos anos oitenta com o Like a Prayer, quando exibiu várias cruzes se incendiando e seduzindo um negro vestida de freira.

Ainda na década de noventa, começou a se "endireitar": engravidou-se de sua filha Lourdes Maria, fruto de uma produção independente com o personal-trainer Carlos León. Anos anos depois casou-se com o cineasta inglês Guy Ritchie e se mudou para Londres. Converteu-se a Cabala. Teve o segundo filho, Rocco, e adotou mais duas crianças de países pobres: os malauianos David Banda e Mercy James.

Madonna também se envolveu com o DJ e modelo brasileiro Jesus Luz, 28 anos mais novo, que conheceu em sua segunda turnê no Brasil, em 2008. A primeira havia sido em 1993. No passado foi namorada do ator Sean Penn.

Madonna nunca deixou de ser polêmica e sensual. Mas amadureceu e não vive mais aquela fase pornográfica no início dos anos noventa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário